Ministério da Saúde
Saúde

COVID-19: Mais dois pacientes recuperados


Os pacientes activos e estáveis reduziram de 30 para 28, as duas mortes mantém-se e, consequentemente, os 43 de casos positivos, na sua maioria cidadãos do sexo masculino entre os 15 e 59 anos.



Os casos de transmissão local subiram de nove para 16 há dois dias. Um deles foi infectado pelo caso 10, quatro pelo caso 31 e os 11 restantes pelo caso 26, de acordo com secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava este sábado, 9, em Luanda, no ponto informativo sobre a COVID-19.



Nas últimas 24 horas, o Centro Integrado de Segurança Pública atendeu 73 chamadas de cidadãos que solicitaram informação sobre a pandemia. Já o Instituto Nacional de Investigação em Saúde atingiu a cifra de 5.443 amostras colhidas, das quais 43 positivas, 4.841 negativas e 569 em processamento.



Em Benguela foram testadas neste sábado outras 270 pessoas de diferentes sectores sociais da província.



Os casos suspeitos controlados são 417 e os contactos directos e ocasionais dos pacientes com a doença 1.005.



As províncias do Cuanza- Sul, Cuanza- Norte, Cabinda, Huambo e Benguela receberam neste sábado um total de 53 médicos cubanos que vão apoiar o trabalho de assistência e tratamento de pacientes com a COVID-19.



A nível nacional decorrem campanhas de sensibilização da população sobre a COVID-19, actividades de preparação dos hospitais de referência, aquisição e distribuição de material de biossegurança e desinfecção de locais públicos.



No fim do ponto informativo, Franco Mufinda reiterou o apelo aos angolanos para ficarem em casa preferencialmente ou, caso tenham necessidade de sair, o uso da máscara, a lavagem constante das mãos e o distanciamento social.