Ministério da Saúde
Saúde

Bié reforçado com mais de 41 mil doses de coartem

Quarenta e uma mil e 160 doses de coartem para o tratamento de malária estão disponíveis nas unidades sanitárias na província do Bié, informou, quinta-feira, 16, no Cuito, o director provincial da Saúde, João Campos Cacungula.

Falando durante a primeira reunião extraordinária do Governo da província, frisou que do pacote, consta coartem do tipo B6, B12, B18 e B24.

No mesmo período, informou, o Ministério de tutela forneceu ainda 201 mil 900 dozes de quinino para tratamento de malária complicada, 1000 e 270 dozes de Artesunato para mulheres gestantes bem como 4 mil e 50 testes de diagnósticos rápidos (TDR) que estão a ser distribuídas nas 171 unidades sanitárias no Bié.

Na ocasião, João Campos Cancungula defendeu maior responsabilidade na gestão dos fármacos, advertindo porém aos gestores municipais dos hospitais maior controlo sobretudo na saída dos medicamentos.

O encontro que visou analisar o novo estatuto orgânico do Governo da província, foi orientado pelo governador local, Álvaro Manuel Boavida Neto, onde recomendou maior fiscalização e boa distribuição dos fármacos a qualquer cidadão na condição de paciente.

Angop