Ministério da Saúde
Saúde

Inaugurado Hospital Geral do Cuando Cubango

O novo Hospital Geral do Cuando Cubango, totalmente apetrechado com equipamentos de ponta, para servir diversos serviços, com destaque para hemodiálise, foi inaugurado sábado, 19, pelo ministro da Saúde, Luís Gomes Sambo.

A unidade, de referência a nível da zona sul do país, vai albergar 80 médicos especializados, entre angolanos e expatriados, com realce para cubanos, com capacidade para atender as províncias circunvizinhas do Huambo, Bié, Cunene e Huíla, assim como pacientes da Namíbia, residentes na fronteira sul de Angola.

O hospital, com sete blocos operatórios, três raio-X, orçado em mais de 47 milhões de euros, vai contar com mais de 238 enfermeiros, alguns dos quais licenciados em enfermagem na Universidade Cuíto Cuanavale, bem como um elevado número de funcionários administrativos.

Na sua intervenção, Luís Sambo sublinhou que o hospital é uma das unidades mais modernas do país, com a capacidade de 200 camas, distribuídas por serviços de cirurgia, medicina interna, obstetrícia, pediatria, para além dos serviços de urgências, cuidados intensivos, consultas externas e tecnologia de ponta.

Angop